ShrimpScaping

[Entrevista] Carlos Couceiro

1-Nome completo?
Carlos André Vieira Couceiro

2- Nome conhecido nos fóruns?
Carlos Couceiro (ex _pinguim_)

3- Idade?
22 anos

4- Quando começou na Aquariofilia?
Em Outubro de 2006

5- Quando se sentiu atraído pelos Invertebrados?
Desde que tive conhecimento da existência de camarões de água doce, isto ocorreu logo passados cerca de 2/3 meses de me iniciar na aquariofilia, quando vi uns pequenos camarões vermelhos (Neocaridina heteropoda var. red) no stand do fórum Aquariofilia.net na aquadecor da Batalha. Pedi logo informações e a paixão instalou-se desde logo, apesar de ainda ter demorado um pouco a me iniciar.

6- Qual foi o seu primeiro Invertebrado?
Neocaridina heteropoda var. red (red cherry)

7- Qual foi o seu primeiro aquário de Invertebrados?
O “invertland”, um aquário tartarugueira com sistema de filtragem DIY onde mantive os Neocaridina heteropoda var. red, Pomacea bridgesii e uma pequena colónia de Caridina sp. “new bee”.

8- O que o levou a manter e criar Invertebrados?
É um pouco difícil saber o porquê das nossas paixões, mas penso que se deva á sua simplicidade individual e variedade no geral, por outro lado era algo que não se via muito. Quanto ao criar/reproduzir, já vem de trás, sempre mantive animais e desde sempre o objectivo era observar e estudar as cortes, posturas/gestações, nascimentos, crescimento etc…

9- Que Invertebrados mantém actualmente?
Planorbis corneus, Pomacea bridgesii, Clithon sp., Vittina semiconica, Anentome helena, Cambarellus patzcuarensis “Orange”, Cambarellus diminutus, Atyaephyra desmaresti, Atya sp., Macrobrachium jelskii, Caridina cf. Breviata, Neocaridina heteropoda var. red, Limnopilos naiyanetri.

10- Houve alguém que o marcasse ou ajudasse no inicio do seu caminho no hobby ?
Não posso dizer que tenha tido alguém a quem fazer perguntas e pedir conselhos, retirei grande parte das minhas dúvidas iniciais no fórum Aquariofilia.net e mais tarde em fóruns internacionais. Claro que com o passar do tempo, as amizades com quem tem a mesma paixão vão se criando e a troca de experiencias “in loco” são um bom meio de aprendizagem, e é aqui que tenho de referir o meu grande amigo Ricardo Nunes (Nunhez).

11- Pensa que Portugal é um país atrasado em relação a outros em relativamente aos Invertebrados?
Sim, sem sobra para dúvidas.

12- O que falta a Portugal para se tornar uma referencia Mundial no que toca a invertebrados?
Primeiro que tudo, penso que Portugal nunca se tornará uma referência mundial, mas pode melhorar em muito e para isso penso que passe pelos nossos criadores arriscarem em espécies e variantes pouco comuns ou mesmo inexistentes em Portugal.

13-Sabendo que mantém vários tipos de invertebrados o que queremos saber é a proveniência dos mesmos, lojas comuns de aquariofilia, lojas estrangeiras, particulares...?
Opto sempre pelo que me oferece mais vantagens, tendo preferência por criadores nacionais seguindo-se pelas lojas nacionais, criadores internacionais e por fim as lojas internacionais.

14-Quais as principais dificuldades que encontra hoje em dia ?
Esta é uma das perguntas mais fáceis de responder, falta de espaço para aquários (mais quantidade e maiores) e a despesa que os mesmos implicam.

15- Gostavamos que nomeasse alguns nomes de pessoas em Portugal que acha que tem experiencia/qualidade dentro da manutenção de Invertebrados.
Ricardo Nunes (Nunhez), Hugo R. Silva (Trocado), Jorge Gonçalves, Sérgio (amigo), Fábio Silva (flashsilva), Labutes77, cada um com o seu tipo específico de invertebrados. Claro que existem outros com bastante experiencia mas que já não estão no “activo”.

16-Concerteza que tem uma opinião sobre o Mercado Nacional, e o que normalmente procura quando procura comprar invertebrados ?
O mercado nacional, parece-me a mim ter medo de investir em invertebrados, dando esse passo apenas nas “vagas” em que estão “na moda”, deixando de encomendar quando se deixa de falar tanto neles. Por um lado é uma pena para quem esta nisto por gosto e não por moda, mas por outro lado temos de ter em conta os encargos que manter stock de invertebrados implica.
O que procuro em primeiro lugar são as condições de envio, de nada serve receber animais mortos ou em mau estado, depois claro, a qualidade e o preço. Acima de tudo, um “shrimp keeper” deve procurar e estar atento ás “oportunidades” que reúnam o máximo de condições favoráveis em vez de comprar logo á primeira oportunidade.

17-Sabendo que a internet é um veiculo importantíssimo para o crescimento da Aquariofilia a nível Nacional e nível internacional…o que lhe queremos perguntar é qual a sua opinião sobre os Fóruns da especialidade que se encontram no activo actualmente?
No que toca a fóruns de invertebrados, faço a minha pesquisa geral no ShrimpNow e visito outros (espanhóis, alemães, franceses, asiáticos) para pesquisas mais esporádicas e específicas. Sem dúvida que são uma boa base.

18-Em Portugal e é inevitável não falar sobre um dos fóruns da especialidade da sua área sendo assim gostaríamos de saber o que é preciso para este tipo de Fóruns ter sucesso em Portugal isto porque nos parece que Fóruns generalistas são Fóruns mais concorridos, qual a sua opinião?
Sem dúvida que fóruns generalistas serão sempre mais frequentados que fóruns mais temáticos com por exemplo de invertebrados, killis, bettas, etc…
Mas penso que um fórum especifico pode fazer com que os assuntos sejam abordados mais detalhadamente e de forma mais aprofundada e ainda o que acho mais importante, é que pode ser impulsionador para fazer sair da “gaveta” alguns “experts” que se têm mantido no anonimato e que tanta falta fazem á nossa comunidade.

19- Sabendo que já teve e mantém Invertebrados de várias espécies, qual a espécie que mais aprecia, tanto a nível de beleza e estética como a nível comportamental?
Cambarellus patzcuarensis “Orange” tanto a nível comportamental, beleza, mas acima de tudo, o desafio que é a sua reprodução.

20- Qual aquela que gostaria de ter num futuro próximo?
Algumas espécies raras como os Micratya poeyi.

21- Que tipo de medicamentos usa em doenças nos seus Invertebrados?
Não uso, prefiro passar pela prevenção.

22- Deseja desvendar algum segredo na manutenção de Invertebrados de modo aos nossos leitores terem sucesso na mesma?
Muita pesquisa e acima de tudo, muita paciência.

23-Diga-nos 3 nomes Nacionais que o marcou durante estes anos?
André Silvestre, Alexandre Carvalho e Cláudio Cabral.

24-Diga-nos agora 3 nomes Internacionais que o marcaram?
Silane, Xema e Chris Lukhaup (fotos)

25- Agradecemos o tempo que nos deu para esta entrevista e para finalizar uma ultima pergunta…quais os concelhos que pode dar a todos aqueles que se estão a iniciar no mundo da Aquariofilia e ainda não conhecem os Invertebrados e para aqueles que tem Invertebrados mas estão num patamar de aprendizagem inicial?
Essa resposta foi dada acima, é a base e o segredo para todos aqueles que mantêm invertebrados, pesquisa e paciência, com estes dois factores as possibilidades de sucesso são muitas.

Eu é que agradeço a oportunidade que me deram e confiança depositada.
Abraço
Carlos Couceiro