ShrimpScaping

Caracóis de praga, o que fazer ?!

Que espécie são ?
Os caracóis de praga mais comuns são as Physas sp., os Planorbis corneus, podendo também ser Melanoides tuberculata, gyraulus sp.

Como surgem nos nossos aquários ?
Estes, normalmente vêem agarrados ás plantas que compramos nas lojas, ou até mesmo depositam os seus ovos nas folhas das plantas, eclodindo depois nos nossos aquários.

Quais as vantagens de tê-los ?
Normalmente, trazem bastantes vantagens aos aquaristas, sendo óptimos indicadores de excesso de matéria orgânica no aquário, pois mais comida equivale ao aumento da população... Também, são benéficos para o substrato, em especial a Melanoides Tuberculata tende a enterrar-se no substrato, sendo óptimos para oxigenar a camada superficial do substrato.
Por experiência própria são óptimos para comer excessos de comida, especialmente em aquários de invertebrados, também são óptimos comedores de fungos que se possam desenvolver nos troncos.

Quais as desvantagens ?
Quando se transformam numa verdadeira praga alguns aquaristas podem achar ligeiramente inestéticos, porém em especial os planorbis corneus, são muito bonitos, e não têm grande tendência em transformar-se numa praga...

Como reduzir uma praga ?
Para reduzir uma praga, pode colocar uma folha de alface dentro do aquário e ao fim de cerca de 1 hora retirá-la em conjunto com os caracóis que vierem nela, tendo atenção que esta técnica é apenas eficaz para reduzir a praga , e não exterminá-la por completo!

Como exterminar uma praga por completo ?
Num aquário de invertebrados, torna-se mais complicado, mas quando não se tem outros caracóis que possam ser "consumidos", aconselho Anentone helena "Snail eating snail" ou "Assassin snail", agora num aquário de peixes já existem outras hipóteses, tais como os bótias palhaço, e também a que menos recomendo visto que é mais químicos que se têm de meter no aquário, mas existe um produto da sera chamado SERA schneckopur, atenção que nenhuma destas duas medidas são compatíveis com os restantes invertebrados, sendo provável que se for usado com os mesmos acabe por os matar!


Autoria: Hugo Feio
Todos os direitos reservados